tag:blogger.com,1999:blog-8317475713977374952023-06-20T05:12:58.353-07:00Blog da Turma 2002 (2014) do CE Visconde de Cairu - São João de Meriti /Metropolitana VIIProfª: Janea Diashttp://www.blogger.com/profile/14009397139325193522noreply@blogger.comBlogger8125tag:blogger.com,1999:blog-831747571397737495.post-15063780034937433782013-05-12T03:07:00.000-07:002014-05-11T17:49:26.294-07:00CURRÍCULO MÍNIMO 2º BIMESTRE DE 2014/ ENSINO MÉDIO - 2º ANO<br />
<div class="MsoNormal" style="line-height: normal; margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none; text-align: justify;">
<b><span style="font-family: "Verdana","sans-serif"; font-size: 12pt; mso-bidi-font-family: MyriadPro-Bold;">Eixo: Conto e romance no realismo e naturalismo/ artigo de
divulgação científica<o:p></o:p></span></b></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="line-height: normal; margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none; text-align: justify;">
<b><span style="font-family: "MyriadPro-Bold","sans-serif"; font-size: 12pt; mso-bidi-font-family: MyriadPro-Bold;"><o:p> </o:p></span></b></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="line-height: normal; margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none; text-align: justify;">
<b><span style="font-family: "Verdana","sans-serif"; font-size: 12pt; mso-bidi-font-family: MyriadPro-Bold;">LEITURA<o:p></o:p></span></b></div>
<div style="text-align: justify;">
</div>
<ul>
<li><div class="MsoNormal" style="line-height: normal; margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none; text-align: justify;">
<span style="color: #4d4d4d; font-family: "Verdana","sans-serif"; font-size: 12pt; mso-bidi-font-family: MyriadPro-Regular;">Relacionar a literatura realista/naturalista ao contexto sócio-histórico.</span></div>
</li>
<li><div class="MsoNormal" style="line-height: normal; margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none; text-align: justify;">
<span style="color: #4d4d4d; font-family: "Verdana","sans-serif"; font-size: 12pt; mso-bidi-font-family: MyriadPro-Regular;"></span><span style="color: #4d4d4d; font-family: "Verdana","sans-serif"; font-size: 12pt; mso-bidi-font-family: MyriadPro-Regular;">Identificar as principais tendências do Naturalismo (positivismo, determinismo e cientificismo).</span></div>
</li>
<li><div class="MsoNormal" style="line-height: normal; margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none; text-align: justify;">
<span style="color: #4d4d4d; font-family: "Verdana","sans-serif"; font-size: 12pt; mso-bidi-font-family: MyriadPro-Regular;"></span><span style="color: #4d4d4d; font-family: "Verdana","sans-serif"; font-size: 12pt; mso-bidi-font-family: MyriadPro-Regular;">Relacionar os modos de organização da linguagem na literatura às escolhas do autor, à tradição literária e também </span><span style="color: #4d4d4d; font-family: "Verdana","sans-serif"; font-size: 12pt; mso-bidi-font-family: MyriadPro-Regular;">ao contexto social da época.</span></div>
</li>
<li><div class="MsoNormal" style="line-height: normal; margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none; text-align: justify;">
<span style="color: #4d4d4d; font-family: "Verdana","sans-serif"; font-size: 12pt; mso-bidi-font-family: MyriadPro-Regular;"></span><span style="color: #4d4d4d; font-family: "Verdana","sans-serif"; font-size: 12pt; mso-bidi-font-family: MyriadPro-Regular;">Diferenciar os processos de descrição objetiva e subjetiva.</span></div>
</li>
<li><div class="MsoNormal" style="line-height: normal; margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none; text-align: justify;">
<span style="color: #4d4d4d; font-family: "Verdana","sans-serif"; font-size: 12pt; mso-bidi-font-family: MyriadPro-Regular;"></span><span style="color: #4d4d4d; font-family: "Verdana","sans-serif"; font-size: 12pt; mso-bidi-font-family: MyriadPro-Regular;">Diferenciar tese, argumentos e contra-argumentos para a estruturação e defesa do ponto de vista.<o:p></o:p></span></div>
</li>
</ul>
<br />
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: "Verdana","sans-serif"; font-size: 12pt; mso-bidi-font-family: MyriadPro-Bold; mso-bidi-font-weight: bold;"><strong>USO DA LÍNGUA<o:p></o:p></strong></span></div>
<br />
<ul>
<li><div style="text-align: justify;">
<span style="color: #4d4d4d; font-family: "Verdana","sans-serif"; font-size: 12pt; mso-bidi-font-family: MyriadPro-Regular;">Reconhecer os recursos linguísticos de
escolha vocabular e citação de fontes como tipos de argumentos, para </span><span style="color: #4d4d4d; font-family: "Verdana","sans-serif"; font-size: 12pt; mso-bidi-font-family: MyriadPro-Regular;">artigo científico.</span></div>
</li>
<li><div style="text-align: justify;">
<span style="color: #4d4d4d; font-family: "Verdana","sans-serif"; font-size: 12pt; mso-bidi-font-family: MyriadPro-Regular;"></span><span style="color: #4d4d4d; font-family: "Verdana","sans-serif"; font-size: 12pt; mso-bidi-font-family: MyriadPro-Regular;">Reconhecer a carga semântica de afetividade,
de crítica ou de ironia no emprego de verbos e adjetivos.</span></div>
</li>
<li><div style="text-align: justify;">
<span style="color: #4d4d4d; font-family: "Verdana","sans-serif"; font-size: 12pt; mso-bidi-font-family: MyriadPro-Regular;"></span><span style="color: #4d4d4d; font-family: "Verdana","sans-serif"; font-size: 12pt; mso-bidi-font-family: MyriadPro-Regular;">Reconhecer os termos integrantes da oração.</span></div>
</li>
<li><div style="text-align: justify;">
<span style="color: #4d4d4d; font-family: "Verdana","sans-serif"; font-size: 12pt; mso-bidi-font-family: MyriadPro-Regular;"></span><span style="color: #4d4d4d; font-family: "Verdana","sans-serif"; font-size: 12pt; mso-bidi-font-family: MyriadPro-Regular;">Identificar mecanismos linguísticos no uso
da regência e da crase.</span></div>
</li>
<li><div style="text-align: justify;">
<span style="color: #4d4d4d; font-family: "Verdana","sans-serif"; font-size: 12pt; mso-bidi-font-family: MyriadPro-Regular;"></span><span style="color: #4d4d4d; font-family: "Verdana","sans-serif"; font-size: 12pt; mso-bidi-font-family: MyriadPro-Regular;">Identificar o papel argumentativo dos
conectores discursivos.</span></div>
</li>
<li><div style="text-align: justify;">
<span style="color: #4d4d4d; font-family: "Verdana","sans-serif"; font-size: 12pt; mso-bidi-font-family: MyriadPro-Regular;"></span><span style="color: #4d4d4d; font-family: "Verdana","sans-serif"; font-size: 12pt; mso-bidi-font-family: MyriadPro-Regular;">Identificar e empregar mecanismos de coesão
referencial e sequencial.<o:p></o:p></span></div>
</li>
</ul>
<div style="text-align: justify;">
</div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: normal; margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none; text-align: justify;">
<span style="color: #4d4d4d; font-family: "Verdana","sans-serif"; font-size: 12pt; mso-bidi-font-family: MyriadPro-Bold; mso-bidi-font-weight: bold;"><strong>PRODUÇÃO TEXTUAL<o:p></o:p></strong></span></div>
<br />
<ul>
<li><div class="MsoNormal" style="line-height: normal; margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none; text-align: justify;">
<span style="color: #4d4d4d; font-family: "Verdana","sans-serif"; font-size: 12pt; mso-bidi-font-family: MyriadPro-Regular;">Produzir um artigo de divulgação científica,
pautando-se nos conhecimentos adquiridos.</span></div>
</li>
<li><div class="MsoNormal" style="line-height: normal; margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none; text-align: justify;">
<span style="color: #4d4d4d; font-family: "Verdana","sans-serif"; font-size: 12pt; mso-bidi-font-family: MyriadPro-Regular;"></span><span style="color: #4d4d4d; font-family: "Verdana","sans-serif"; font-size: 12pt; mso-bidi-font-family: MyriadPro-Regular;">Elaborar texto dissertativo sobre os textos
literários estudados, considerando a influência que sofreram das teorias </span><span style="color: #4d4d4d; font-family: "Verdana","sans-serif"; font-size: 12pt; line-height: 115%; mso-bidi-font-family: MyriadPro-Regular;">raciais pseudocientíficas do século XIX.</span><span style="font-family: "Verdana","sans-serif"; font-size: 12pt; line-height: 115%;"><o:p></o:p></span></div>
</li>
</ul>
<div style="text-align: justify;">
</div>
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Verdana","sans-serif"; font-size: 12pt; line-height: 115%;"><o:p> FONTE: SEEDUC</o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Verdana","sans-serif";"><o:p> </o:p></span></div>
Profª: Janea Diashttp://www.blogger.com/profile/14009397139325193522noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-831747571397737495.post-55771898489539268582013-03-18T03:03:00.001-07:002013-03-18T03:03:43.665-07:00A 12 - Romantismo no Brasil / Prosa - Literatura - Vestibulando DigitalProfª: Janea Diashttp://www.blogger.com/profile/14009397139325193522noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-831747571397737495.post-33661846774531516862013-03-03T13:29:00.001-08:002013-03-15T01:01:36.298-07:00Dica de Literatura - Romantismo<iframe allowfullscreen="" frameborder="0" height="270" src="http://www.youtube.com/embed/Fph37KFXIvE" width="480"></iframe><br />Profª: Janea Diashttp://www.blogger.com/profile/14009397139325193522noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-831747571397737495.post-329225948173523572013-03-03T13:08:00.001-08:002013-03-15T01:00:51.037-07:00Comercial da Johnnie Walker Rio de Janeiro.mp4<iframe allowfullscreen="" frameborder="0" height="270" src="http://www.youtube.com/embed/IY3FoYwAu5U" width="480"></iframe><br />Profª: Janea Diashttp://www.blogger.com/profile/14009397139325193522noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-831747571397737495.post-64795972503248045032013-03-03T12:57:00.001-08:002013-03-03T12:58:56.848-08:00Rio Antigo - O Gigante de Pedra<iframe allowfullscreen="" frameborder="0" height="344" src="http://www.youtube.com/embed/du-2ehqetDY" width="459"></iframe><br />Profª: Janea Diashttp://www.blogger.com/profile/14009397139325193522noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-831747571397737495.post-68266240842130773322013-02-27T04:11:00.001-08:002013-03-03T12:53:53.184-08:00Panorama histórico em que se desenvolve a estética Romântica no Brasil<iframe allowfullscreen="" frameborder="0" height="344" src="http://www.youtube.com/embed/GT2QZG_qo_c" width="459"></iframe><br />Profª: Janea Diashttp://www.blogger.com/profile/14009397139325193522noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-831747571397737495.post-53146934403078420122013-02-27T04:05:00.001-08:002013-03-03T13:00:06.643-08:00Conheça os significados da independência do Brasil<iframe allowfullscreen="" frameborder="0" height="344" src="http://www.youtube.com/embed/sBIM3meVnIQ" width="459"></iframe><br />Profª: Janea Diashttp://www.blogger.com/profile/14009397139325193522noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-831747571397737495.post-33844467432564548152013-02-27T03:21:00.001-08:002014-05-11T17:49:50.944-07:00CURRÍCULO MÍNIMO 1º BIMESTRE DE 2013/ ENSINO MÉDIO - 2º ANO<br />
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: Verdana,sans-serif; font-size: small;"><b>LEITURA</b> </span></div>
<ul style="font-family: Verdana,sans-serif; text-align: justify;">
<li><span style="font-size: small;">Relacionar os modos de organização da linguagem na literatura às escolhas do autor, à tradição literária e ao contexto social da época.</span></li>
<li><span style="font-size: small;">Identificar nas obras literárias estereótipos e discriminações quanto à presença negra e indígena.</span></li>
<li><span style="font-size: small;">Distinguir as três gerações do Romantismo brasileiro.</span></li>
<li><span style="font-size: small;">Reconhecer a importância da enumeração e da eliminação como processos para a elaboração do resumo.</span></li>
<li><span style="font-size: small;">Reconhecer na resenha a finalidade de expor criticamente um ponto de vista sobre manifestações artísticas.</span></li>
</ul>
<div style="font-family: Verdana,sans-serif; text-align: justify;">
<span style="font-size: small;"><b>USO DA LÍNGUA</b> </span></div>
<div style="font-family: Verdana,sans-serif; text-align: justify;">
<br /></div>
<ul style="font-family: Verdana,sans-serif; text-align: justify;">
<li><span style="font-size: small;">Identificar as figuras de linguagem presentes na estética romântica.</span></li>
<li><span style="font-size: small;">Identificar a existência de diferentes classes de palavras.</span></li>
<li><span style="font-size: small;">Identificar os termos essenciais da oração.</span></li>
<li><span style="font-size: small;">Reconhecer e utilizar principais marcas modais nos verbos.</span></li>
<li><span style="font-size: small;">Reconhecer mecanismos de coesão referencial e sequencial.</span></li>
<li><span style="font-size: small;">Empregar adjetivos valorativos e advérbios como mecanismo de introdução do juízo de valor e recurso modalizador.</span></li>
</ul>
<div style="font-family: Verdana,sans-serif; text-align: justify;">
<span style="font-size: small;"><b>PRODUÇÃO TEXTUAL</b></span></div>
<ul style="text-align: justify;">
<li style="font-family: Verdana,sans-serif;"><span style="font-size: small;">Produzir resumos dos textos críticos que analisam os textos literários estudados. </span></li>
<li><span style="font-family: Verdana,sans-serif; font-size: small;">Produzir resenhas dos romances estudados, relacionando-os à discussão de paradigmas e temas da atualidade.</span></li>
</ul>
FONTE: Secretaria de Estado de Educação - SEEDUC Profª: Janea Diashttp://www.blogger.com/profile/14009397139325193522noreply@blogger.com0