LEITURA
- Relacionar os modos de organização da linguagem na literatura às escolhas do autor, à tradição literária e ao contexto social da época.
- Identificar nas obras literárias estereótipos e discriminações quanto à presença negra e indígena.
- Distinguir as três gerações do Romantismo brasileiro.
- Reconhecer a importância da enumeração e da eliminação como processos para a elaboração do resumo.
- Reconhecer na resenha a finalidade de expor criticamente um ponto de vista sobre manifestações artísticas.
USO DA LÍNGUA
- Identificar as figuras de linguagem presentes na estética romântica.
- Identificar a existência de diferentes classes de palavras.
- Identificar os termos essenciais da oração.
- Reconhecer e utilizar principais marcas modais nos verbos.
- Reconhecer mecanismos de coesão referencial e sequencial.
- Empregar adjetivos valorativos e advérbios como mecanismo de introdução do juízo de valor e recurso modalizador.
PRODUÇÃO TEXTUAL
- Produzir resumos dos textos críticos que analisam os textos literários estudados.
- Produzir resenhas dos romances estudados, relacionando-os à discussão de paradigmas e temas da atualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário